Agentes da Guarda Municipal do Rio apreenderam, na manhã deste domingo (28), um balão de aproximadamente cinco metros que caiu na Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias do Centro do Rio.
O artefato caiu apagado sobre uma árvore. Guardas do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) foram acionados pelo Centro de Operações da prefeitura (COR) e recolheram o material, que será descartado posteriormente.
Segundo a GM-Rio, este foi o segundo caso registrado pela corporação neste ano de queda de balão em áreas mais distantes de regiões de mata. Em março, agentes da Unidade de Ordem Pública de Copacabana apreenderam um balão de cerca de 10 metros que havia caído em uma pista de fluxo intenso no Flamengo, na Zona Sul.
Soltar balão é crime
A Guarda Municipal reforçou que fabricar, vender, transportar ou soltar balões é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. A prática é proibida por causa do risco de incêndios em áreas de vegetação, imóveis e redes elétricas, além de representar perigo para a aviação.
A orientação é que a população acione os órgãos públicos ao identificar a queda ou a soltura de balões, sem tentar recolher o material por conta própria, especialmente quando houver risco de fogo ou queda em vias movimentadas.






Deixe um comentário