Um movimento involuntário no assento do comandante resultou na queda de um Boeing 787 da Latam em cerca de 120 metros durante um voo entre a Austrália e a Nova Zelândia, conforme aponta o relatório preliminar sobre o incidente ocorrido em 11 de março.
O incidente ocorreu durante o voo LA800 entre Sydney (Austrália) e Santiago (Chile), com escala em Auckland (Nova Zelândia), com 263 passageiros e nove tripulantes a bordo. Cerca de 50 pessoas receberam primeiros socorros e 13 ficaram feridas, incluindo dois brasileiros.
O relatório revela que o problema ocorreu devido a um “movimento involuntário” acionado em um botão localizado na parte traseira do assento da aeronave. Este botão, exclusivo dos modelos Boeing 787, controla o deslocamento do banco para frente e para trás.
O incidente ocorreu durante o voo LA800 entre Sydney (Austrália) e Santiago (Chile), com escala em Auckland (Nova Zelândia), com 263 passageiros e nove tripulantes a bordo. Cerca de 50 pessoas receberam primeiros socorros e 13 ficaram feridas, incluindo dois brasileiros.
O acionamento acidental desse botão fez com que o piloto fosse impulsionado para frente, colidindo com o manche (controle do avião), resultando na inclinação do nariz da aeronave para baixo.
Embora o relatório não identifique quem ou o que teria acionado o botão inadvertidamente, especula-se que um objeto posicionado inadequadamente dentro da tampa de proteção do botão poderia ter sido o responsável pelo acionamento acidental.
Segundo o relatório preliminar divulgado pela Diretoria Geral de Aeronáutica Civil do Chile, o incidente ocorreu durante a fase de cruzeiro do voo, a uma altitude de 12.500 metros, sem ocorrência de mau tempo ou turbulência no momento.
A investigação em andamento, que inclui a análise dos dados da caixa-preta, ainda não tem prazo para ser concluída. A Boeing, fabricante do avião, será convocada a prestar esclarecimentos.
Em março, como medida de precaução, a Boeing solicitou a todas as operadoras do modelo 787 Dreamliner que inspecionem os botões de assento da cabine dos pilotos. Estes botões, localizados na lateral e na parte traseira dos assentos, foram instalados para facilitar o acesso dos pilotos aos instrumentos da aeronave.
Com informações do g1