Avião da Latam caiu 120 metros por causa de um movimento ‘sem querer’ no assento do comandante, conclui investigação

Cerca de 50 pessoas receberam primeiros socorros e 13 ficaram feridas, incluindo dois brasileiros, em decorrência da queda abrupta

Um movimento involuntário no assento do comandante resultou na queda de um Boeing 787 da Latam em cerca de 120 metros durante um voo entre a Austrália e a Nova Zelândia, conforme aponta o relatório preliminar sobre o incidente ocorrido em 11 de março.

O incidente ocorreu durante o voo LA800 entre Sydney (Austrália) e Santiago (Chile), com escala em Auckland (Nova Zelândia), com 263 passageiros e nove tripulantes a bordo. Cerca de 50 pessoas receberam primeiros socorros e 13 ficaram feridas, incluindo dois brasileiros.

O relatório revela que o problema ocorreu devido a um “movimento involuntário” acionado em um botão localizado na parte traseira do assento da aeronave. Este botão, exclusivo dos modelos Boeing 787, controla o deslocamento do banco para frente e para trás.

O incidente ocorreu durante o voo LA800 entre Sydney (Austrália) e Santiago (Chile), com escala em Auckland (Nova Zelândia), com 263 passageiros e nove tripulantes a bordo. Cerca de 50 pessoas receberam primeiros socorros e 13 ficaram feridas, incluindo dois brasileiros.

O acionamento acidental desse botão fez com que o piloto fosse impulsionado para frente, colidindo com o manche (controle do avião), resultando na inclinação do nariz da aeronave para baixo.

Embora o relatório não identifique quem ou o que teria acionado o botão inadvertidamente, especula-se que um objeto posicionado inadequadamente dentro da tampa de proteção do botão poderia ter sido o responsável pelo acionamento acidental.

Segundo o relatório preliminar divulgado pela Diretoria Geral de Aeronáutica Civil do Chile, o incidente ocorreu durante a fase de cruzeiro do voo, a uma altitude de 12.500 metros, sem ocorrência de mau tempo ou turbulência no momento.

A investigação em andamento, que inclui a análise dos dados da caixa-preta, ainda não tem prazo para ser concluída. A Boeing, fabricante do avião, será convocada a prestar esclarecimentos.

Em março, como medida de precaução, a Boeing solicitou a todas as operadoras do modelo 787 Dreamliner que inspecionem os botões de assento da cabine dos pilotos. Estes botões, localizados na lateral e na parte traseira dos assentos, foram instalados para facilitar o acesso dos pilotos aos instrumentos da aeronave.

Com informações do g1

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