Ataque a tiros em assentamento do MST mata 3 e fere 5 em SP; ministro de Lula chama crime de bárbaro

Pessoas armadas entraram no local atirando, segundo movimento

Um assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em Tremembé (SP) foi alvo de ataque na noite de sexta-feira (10) que deixou três mortos e cinco feridos, um dos quais em estado grave, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Em nota, o movimento afirmou que pessoas armadas invadiram o assentamento Olga Benário por volta das 23h em carros e motos e passaram a atirar na direção dos moradores, inclusive crianças e idosos.

Oito pessoas foram atingidas pelos tiros e 6 foram levadas ao Hospital Regional de Taubaté e ao Pronto Socorro de Tremembé, de acordo com informações do MST, do ministério e da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Duas pessoas morreram no local: Valdir do Nascimento, conhecido como Valdirzão, 52 anos, e Gleison Barbosa de Carvalho, de 28. Os demais atingidos, com idades entre 18 e 49 anos, receberam atendimento no pronto-socorro de Tremembé e no Hospital Regional de Taubaté, municípios da região do Vale do Paraíba.

Um deles não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde deste sábado— Denis Barbosa de Carvalho, de 29 anos, segundo informou um dos líderes do MST pelas redes sociais. Ele foi atingido na cabeça e estava em coma induzido. Era irmão de Gleison.

O caso foi registrado como homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido no plantão da Delegacia Seccional de Taubaté. Um homem foi abordado no local e autuado em flagrante por porte ilegal da arma.

Em nota, o MDA diz que o ministro Paulo Teixeira entrou em contato com a Polícia Federal e autoridades do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para pedir providências e punição do crime, que classificou como bárbaro.

“Falei com os secretários [estaduais de São Paulo] Guilherme Derrite, Gilberto Kassab, com o delegado Osvaldo Nico Gonçalves e também com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues”, relatou o ministro, conforme a nota.

“O MDA repudia o crime e manifesta solidariedade e apoio aos assentados da reforma agrária, especialmente às famílias de Valdir do Nascimento e do jovem Gleison Barbosa Carvalho, brutalmente assassinados neste caso”, afirma o ministério.

Em nota, o MST disse que “se indigna perante a violência e a falta de políticas públicas de segurança nos territórios, que põem a vida de tantos em constante risco”.

Com informações da Folha de São Paulo

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading