Um novo voo com 111 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou a Fortaleza na tarde desta sexta-feira (7). De acordo com o governo do Ceará, cerca de 80% dos passageiros são de Minas Gerais e seguirão viagem para Belo Horizonte em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
A Secretaria de Direitos Humanos do Ceará, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, organizou uma estrutura de apoio com alimentação e atendimento psicológico para os imigrantes. Inicialmente, a aeronave partiria diretamente para Belo Horizonte, mas o governo brasileiro negociou uma alteração na rota para evitar que os passageiros sobrevoassem o território nacional algemados.
Um diplomata brasileiro foi enviado aos Estados Unidos para acompanhar o embarque e garantir que os deportados não fossem submetidos ao mesmo tratamento recebido no voo de 24 de janeiro, quando 88 brasileiros chegaram a Manaus com algemas e correntes nos pés. O episódio gerou forte reação do governo federal, que exigiu mudanças na condução dos repatriados.
Voo da FAB fará trajeto entre Fortaleza e BH
Para reforçar a soberania brasileira no processo de repatriação, o governo destacou, “de forma excepcional”, um avião da FAB para transportar os deportados entre Fortaleza e Belo Horizonte. Além disso, um grupo de trabalho foi criado para monitorar a situação, reunindo os ministérios das Relações Exteriores, Justiça e Segurança Pública, Defesa e Direitos Humanos.
O episódio das algemas levou o Itamaraty a convocar o encarregado de negócios da embaixada americana no Brasil, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos. A expectativa do governo é que os próximos voos de deportação também tenham Fortaleza como ponto de chegada.
Com informações de O Globo





