A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (23), a proibição da venda e da propaganda de todos os medicamentos das marcas Needs e Bwell, vinculadas ao grupo Raia Drogasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e já está valendo.
Segundo a Anvisa, a empresa responsável pelas marcas não possui autorização para fabricar medicamentos, exigência prevista na legislação sanitária brasileira. Por esse motivo, os produtos foram considerados irregulares do ponto de vista sanitário, independentemente do lote ou da data de fabricação.
A medida atinge a comercialização em lojas físicas, sites das redes Drogasil e Droga Raia e também se estende a terceiros, incluindo pessoas físicas, jurídicas e veículos de comunicação que divulguem ou ofertem os medicamentos.
Medida vale apenas para medicamentos
A agência destacou que a autorização de funcionamento para fabricação é uma etapa obrigatória para garantir a segurança, a qualidade e a eficácia dos medicamentos colocados no mercado brasileiro.
A proibição vale exclusivamente para medicamentos. Outros produtos das marcas Needs e Bwell, como itens de higiene e beleza, seguem liberados para venda.
Em nota, a RD Saúde, controladora das redes Raia e Drogasil, afirmou que não fabrica medicamentos e que os produtos das marcas são produzidos por indústrias farmacêuticas devidamente licenciadas e autorizadas pela Anvisa. A empresa informou ainda que os itens estão registrados na agência reguladora e que apresentará recurso administrativo para contestar a decisão.






Deixe um comentário