O Prêmio Nise da Silveira da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) foi entregue, nesta segunda-feira (17/06), aos oito ganhadores da edição deste ano. A premiação tem como objetivo reconhecer a atuação de instituições e personalidades que se destacaram no cuidado às pessoas em sofrimento psíquico.
O prêmio é uma homenagem à médica psiquiatra Nise da Silveira, que deixou um legado no que se refere ao tratamento humanizado de pacientes. Foram 37 candidatos, mas apenas oito foram escolhidos pelos jurados.
“Estamos tentando construir um novo modelo de saúde mental que respeite os direitos das pessoas com transtornos psíquicos. O prêmio é uma forma de reconhecer as iniciativas, os pesquisadores e os gestores que de fato conseguem construir um modelo de saúde mental humanizado”, disse deputado Flávio Serafini (Psol), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Luta Antimanicomial
A cerimônia foi realizada no plenário da Casa, que aprovou, em 2018, a Lei 4.365, cujo objetivo é tratar da participação do estado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Para Serafini, autor da lei, é de suma importância que a Alerj proponha leis sobre essa temática.
Ganhadora na categoria Atuação em Movimentos Sociais, a representante da Redes da Maré, Elivanda Canuto, falou da sua experiência e ainda ressaltou que o Espaço Normal atende 120 pessoas diariamente.
“A gente tem um trabalho que atua pensando na possibilidade de uma vida mais digna para as pessoas que sofrem com problemas psicológicos e vivem dentro da favela. Atuamos dentro do Espaço de Referência sobre Drogas na Maré, que atende à população que está em situação de rua e muitas dessas pessoas apresentam questões mentais”, disse.
Vejam quem foram os ganhadores:
Categoria 1 – Atuação em Movimentos Sociais
Coletivo Ivone Lara: Carlos Henrique Martins
Redes Maré: Elivanda Canuto
Categoria 2 – Atuação em Gestão
Selma Alcântara
Erica Regina Victório
Categoria 3 – Atuação Profissional
Raisa Sairon
Rodrigo Macedo
Categoria 4 – Atuação em Ciência, Pesquisa e Produção de Inovação Tecnológica
Eduardo Vasconcelos
Marta Simões Peres.





