Agente da Guarda Municipal é preso após tentar atear fogo em escola na Praça Seca

Agente, que já foi homenageado pela Câmara do Rio com medalha de proteção animal, estava afastado por licença psiquiátrica; Polícia Civil autuou o servidor por perseguição e dano ao patrimônio público

Um guarda municipal, que está afastado da corporação por licença médica psiquiátrica, foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (17) sob a acusação de tentar incendiar a Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla, na Praça Seca, na Zona Oeste do Rio. O agente, que já havia sido homenageado pela Câmara Municipal com a Medalha São Francisco de Assis por sua atuação na proteção animal, foi autuado por diversos crimes, incluindo dano ao patrimônio público e perseguição.

A prisão foi realizada por agentes da 28ª DP (Praça Seca). De acordo com a Polícia Civil, o homem responderá por tentativa de lesão corporal, dano ao patrimônio público, perseguição, difamação, injúria real e injúria. O caso foi encaminhado à Justiça após informações de inteligência localizarem o suspeito na região.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da detenção, sob protestos de responsáveis por alunos que estavam na porta da unidade escolar, localizada na Rua Albano. Segundo relatos de testemunhas, o homem já vinha fazendo ameaças à direção e à equipe do colégio em ocasiões anteriores.

Monitoramento e denúncia

O caso vinha sendo acompanhado pelo vereador Rodrigo Vizeu (MDB), que utilizou suas redes sociais para denunciar o comportamento do agente. Segundo o parlamentar, o indivíduo estaria adotando um padrão de comportamento baseado em “intimidação, manipulação e tentativa de chantagem”, que teria como alvo profissionais da escola e outras famílias da região.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que, apesar do episódio, o atendimento na unidade escolar não foi interrompido e as aulas seguiram normalmente. Equipes do 18º BPM (Jacarepaguá) também foram acionadas ao local para garantir a segurança no entorno após denúncias de ameaça.

O que diz a Guarda Municipal

Em nota, a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) confirmou que o agente citado está de licença médica psiquiátrica desde dezembro de 2025. A instituição afirmou que permanece à disposição das autoridades policiais para colaborar com as investigações e reiterou que adotará as providências administrativas cabíveis em relação à conduta do servidor.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading