Acúmulo de lixo em Petrópolis atrai dezenas de quatis para revirar resíduos às margens da Washington Luiz (Veja vídeo)

Problema reflete a crise na coleta de lixo domiciliar, que já dura mais de um mês na cidade

O acúmulo de lixo em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, atraiu dezenas de quatis, flagrados revirando os resíduos em busca de alimentos. A cena, registrada por moradores neste sábado (23), ocorreu às margens da rodovia Washington Luiz (BR-040), uma das principais vias de acesso ao distrito de Itaipava. O problema reflete a crise na coleta de lixo domiciliar, que já dura mais de um mês na cidade.

“É um absurdo a Prefeitura de Petrópolis não recolher o lixo. Os quatis descem do mato e ficam se alimentando”, criticou um morador. Em resposta, a Prefeitura atribuiu a situação à empresa contratada pela Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) para o serviço. Em nota ao g1, informou que já notificou a contratada, solicitando a normalização do acesso dos caminhões ao aterro sanitário de Três Rios.

A crise do lixo foi denunciada ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) pela vereadora Gilda Beatriz (PP). Em uma rede social, a parlamentar destacou que a situação pode se agravar com as festas de fim de ano.

“Protocolei uma denúncia no Ministério Público com relação ao caos na coleta de lixo aqui em Petrópolis. Todo mundo sabe disso. É só caminharmos pelas ruas. Tem lixo para todos os lados. Estamos entrando no período de festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, e assim, teremos um maior fluxo de pessoas nas ruas e de consumo. A produção de lixo será ainda maior”, disse.

Outro problema enfrentado pelos moradores da cidade é a falta de manutenção na iluminação pública. Nossa equipe registrou vários pontos da cidade às escuras. Um desses locais é a Praça da Bosque do Imperador, no centro da cidade, que está completamente apagada.

Trechos da rua do Imperador também estão com as luminárias apagadas. São cerca de trezentos metros da via sem iluminação.

E a falta de manutenção acontece porque os funcionários da empresa terceirizada contratada pela Prefeitura estão com o pagamento de salário e benefícios atrasados. E por isso, eles paralisaram as atividades há duas semanas.

“Estamos com os nossos salários atrasados, tem cinco meses de FGTS atrasado, ticket de alimentação atrasado, passagem atrasada e a gente não tem nenhuma posição da empresa. A empresa fala que a Prefeitura não paga, sendo que a empresa tem contrato com outros lugares, outras cidades, e por a empresa ser terceirizada, esse erro seria da empresa. A empresa está usando os funcionários para pressionar a Prefeitura”, disse um dos funcionários que preferiu não se identificar.

Com informações do g1.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading