28 famílias continuam desalojadas na Zona Oeste dois dias após rompimento de adutora

Dois dias após o rompimento de uma adutora no bairro de Santíssimo, na Zona Oeste do Rio, 28 famílias atingidas pela inundação ainda estão desalojadas. O rompimento aconteceu na Estrada do Lameirão, na altura do número 111. O Beco do Avelino foi o mais atingindo. A obra de reparo foi finalizada na manhã desta segunda-feira,…

Dois dias após o rompimento de uma adutora no bairro de Santíssimo, na Zona Oeste do Rio, 28 famílias atingidas pela inundação ainda estão desalojadas. O rompimento aconteceu na Estrada do Lameirão, na altura do número 111. O Beco do Avelino foi o mais atingindo. A obra de reparo foi finalizada na manhã desta segunda-feira, mas bairros da região seguem com abastecimento de água prejudicado.

Devido à proporção do vazamento, a correnteza invadiu as construções localizadas na via. Nas casas que ficam no fim do beco, a água passou de 1,5m de altura. Quando a água escoou, a estrada permaneceu coberta de lama. Nos muros, ficou a marca do nível atingido. Além disso, dentro das casas, é possível ver móveis e eletrodomésticos perdidos. Carros e motocicletas que estavam estacionados também foram danificados.

A diarista Rose Mary Araujo Silva conta que estava dormindo com a filha quando foram acordadas pelo barulho da água, por volta das 8h. A casa em que estavam foi atingida e encheu, levando à perda de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Segundo a moradora, não é a primeira vez que um alagamento acontece.

— Acordamos apavoradas com o barulho. Achei que era chuva. Minha filha saiu correndo desesperada e eu ainda tentei salvar alguma coisa em casa, mas perdi tudo. Fui para o terraço da minha vizinha. Se a gente não corresse, dava até para se afogar. Está tudo boiando. A água chegou no meu peito. É a segunda vez que acontece isso aqui de romper adutora. Da outra vez, e a água na minha casa chegou até o joelho. Dessa vez foi pior — conta.

O barbeiro Evaristo Bonfim, que tem uma barbearia na Estrada do Lameirão em frente ao Beco do Avelino, conta que essa já é a terceira vez que rompe uma adutora na região. Em outra situação, ele perdeu o carro. A Cedae o ressarciu à época.

— Da primeira vez, perdi meu carro e a Cadae ressarciu. A segunda vez (de um rompimento) também foi na Estrada do Lameirão, porém mais próximo à Avenida Brasil. Dessa vez, a água entrou na barbearia e estragou tudo, nem consigo calcular meu prejuízo ainda. Eu estava abrindo a loja e saí porque sei que a força da água é terrível — diz.

Segundo a Rio+Saneamento, responsável pela adutora, está previsto que os bairros de Santíssimo, Senador Vasconcelos, Senador Camará, Campo Grande, Guaratiba e Ilha de Guaratiba, além de alguns bairros em outras áreas de concessão, tenham o abastecimento de água normalizado até o fim desta segunda-feira, com retorno gradual. O serviço foi interrompido pela necessidade de desligamento da Nova Elevatória Lameirão, que atende a área.

A Secretaria de Assistência Social do Município do Rio de Janeiro deu início ao cadastro de pessoas afetadas para indenização, por meio do Cartões Protege SUAS. Até agora, 114 famílias foram atendidas. Equipes da prefeitura e da Rio+Saneamento permanecem no local auxiliando os moradores. Agentes de saúde também fizeram abordagens de casa em casa na tarde de sábado.

Com informações do Extra online.

Leia mais:

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading