O Banco do Brasil inicia, nesta sexta-feira (11), os testes do Pix por aproximação em colaboração com a Cielo, sua subsidiária. A fase piloto ocorrerá até novembro e será restrita aos funcionários do banco localizados em São Paulo e Brasília.
A previsão é que o BB disponibilize a ferramenta para todos os correntistas no próximo mês, embora o lançamento oficial pelo Banco Central esteja agendado para fevereiro de 2025. A nova funcionalidade busca simplificar o sistema de pagamentos, que atualmente requer o escaneamento de QR Codes e a inserção de chaves, tornando o processo mais moroso no aplicativo dos bancos.
Com essa atualização, os clientes poderão registrar suas chaves em uma carteira digital, eliminando a necessidade de acessar o aplicativo do banco e inserir os dados manualmente. A operação funcionará como as carteiras digitais utilizadas para transações de débito e crédito.
Senha será sempre solicitada por questões de segurança
Para garantir a segurança dos usuários, será solicitada uma senha, geralmente a do próprio dispositivo, a cada transação. Durante os testes do Banco do Brasil, apenas alguns estabelecimentos comerciais selecionados contarão com as maquininhas da Cielo, capazes de processar o Pix por aproximação. Atualmente, as contas do BB não podem ser vinculadas a carteiras digitais, sendo necessário acessar o aplicativo do BB e selecionar a opção “Pix por aproximação”.
Além disso, o cliente precisará autenticar sua identidade por meio de biometria ou inserção da senha de login. Para transações que ultrapassarem R$ 200, será necessário digitar uma senha adicional. A funcionalidade estará inicialmente disponível nas maquininhas do tipo LIO On, com a expansão para outros modelos prevista em etapas até dezembro.
Com informações do ICL Notícias





