O novo líder da Igreja Católica, papa Leão XIV, afirmou nesta sexta-feira, 16, que a família deve ser fundamentada na “união estável entre um homem e uma mulher”. A declaração foi feita durante sua primeira audiência com o corpo diplomático do Vaticano. O conteúdo da fala foi divulgado oficialmente pela Santa Sé, que tem status de Estado soberano e mantém relações diplomáticas com mais de 180 países.
A informação é do Estadão, com base em material da agência Associated Press.
Ao defender a concepção tradicional de família, Leão XIV — primeiro papa norte-americano e integrante da ordem agostiniana — também destacou a dignidade inerente dos mais vulneráveis, como não nascidos e idosos. “Cabe aos governos construir sociedades pacíficas, sobretudo investindo na família, fundamentada na união estável entre um homem e uma mulher”, disse o pontífice, numa fala que sinaliza alinhamento com alas conservadoras da Igreja.
A audiência com representantes diplomáticos é parte do protocolo papal que antecede a missa de instalação oficial do pontífice, prevista para o próximo domingo, 18. No encontro, Leão XIV fez um apelo pela revitalização da diplomacia multilateral e pelo fortalecimento do diálogo inter-religioso. “A paz esteja com todos vocês”, reiterou, retomando a saudação que marcou sua primeira aparição pública, em 8 de maio, logo após ser eleito.
Segundo o papa, a paz não pode ser entendida apenas como ausência de guerra, mas como um “dom” que exige compromisso e responsabilidade. “As palavras também, não apenas as armas, podem ferir e até matar”, alertou, ao defender o cuidado com o discurso público e com a propagação de ódio e intolerância.
Ao longo da mensagem, o pontífice insistiu que a dignidade humana deve ser protegida desde a concepção até o fim da vida. “Ninguém está isento de se esforçar para garantir o respeito pela dignidade de cada pessoa, especialmente a mais frágil e vulnerável, desde os não nascidos até os idosos, desde os doentes até os desempregados, cidadãos e imigrantes igualmente.”
Durante o pontificado anterior, o papa Francisco manteve o ensinamento tradicional da Igreja ao se opor a práticas como o aborto e a eutanásia, criticando o que chamou de “cultura do descarte”. Francisco, no entanto, também buscou maior acolhimento dos católicos LGBTQIA+, afirmando que “todos são bem-vindos”, embora sem alterar a doutrina oficial da Igreja, que define o casamento como união heterossexual e atos homossexuais como “intrinsecamente desordenados”.
Leão XIV, cujo nome de batismo é Robert Prevost, já havia manifestado posicionamentos conservadores sobre temas como homossexualidade e papel da mídia, quando era líder da ordem agostiniana em 2012. Na década seguinte, no entanto, demonstrou abertura ao reconhecer os esforços inclusivos do papa Francisco, afirmando que não desejava ver pessoas excluídas com base em seu estilo de vida.
Com este primeiro pronunciamento ao corpo diplomático, Leão XIV estabelece os eixos de seu pontificado: paz, dignidade humana e defesa dos valores tradicionais da Igreja. A comunidade internacional aguarda agora os desdobramentos práticos dessas diretrizes nas relações diplomáticas e nas futuras reformas dentro da instituição.





