Lula diz que vai pedir com FMI para tirar ‘a faca do pescoço’ da Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para tirar a “faca do pescoço da Argentina”. A fala se deu depois de se reunir por mais de quatro horas com o presidente do país vizinho, Alberto Fernández, que veio ao Brasil pedir auxílio para enfrentar a grave…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para tirar a “faca do pescoço da Argentina”. A fala se deu depois de se reunir por mais de quatro horas com o presidente do país vizinho, Alberto Fernández, que veio ao Brasil pedir auxílio para enfrentar a grave crise que o país vizinho vive. “Me comprometi com meu amigo Alberto Fernández que vou fazer todo e qualquer sacrifício para que a gente possa ajudar a Argentina neste momento difícil”, disse Lula.

Lula também prometeu buscar uma forma de o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), mais conhecido como Banco dos Brics e dirigido atualmente pela ex-presidente Dilma Rousseeff, ajudar a Argentina a superar a crise econômica aguda, marcada por falta de divisas internacionais e hiperinflação.

O encontro não foi tratado pelo governo como uma visita oficial de chefe de Estado, mas, sim, como um encontro de cortesia com o presidente argentino. Em vez de recepcionar Fernández no Palácio do Itamaraty, como é de hábito na diplomacia brasileira, Lula optou por encontrá-lo no Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência. Depois, eles fizeram um pronunciamento à imprensa.

Fonte Estadão

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading