A disputa política pelo comando do Estado do Rio de Janeiro ganhou mais um capítulo simbólico. A deputada estadual Zeidan (PT) convocou apoiadores e lideranças para um encontro político em São Gonçalo que reunirá o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o prefeito de Maricá e vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá.
O evento, que será realizado no sábado (13), acontece justamente em um dos principais redutos políticos do PL no estado. São Gonçalo é administrada pelo prefeito Capitão Nelson (PL), pai do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Douglas Ruas (PL), apontado como o princupal nome do campo conservador para a disputa pelo Palácio Guanabara.
A escolha do município para o encontro não passou despercebida nos bastidores políticos. Trata-se de uma cidade estratégica no cenário eleitoral fluminense e considerada uma das bases mais importantes do grupo político liderado por Capitão Nelson e Douglas Ruas.
Convite reforça articulação
Ao anunciar o encontro nas redes sociais, Zeidan destacou a importância da participação popular e da construção de um diálogo sobre o futuro das cidades fluminenses.
“São Gonçalo tem encontro marcado com o futuro! Quero te fazer um convite especial para participar de um grande encontro de lideranças com Eduardo Paes, ao lado de Washington Quaquá e de tantas pessoas comprometidas com a construção de cidades mais justas, desenvolvidas e cheias de oportunidades”, escreveu Zeidan.
Movimento em cidade estratégica
Com mais de um milhão de habitantes, São Gonçalo é o segundo município mais populoso do Estado do Rio de Janeiro e possui peso significativo em qualquer disputa majoritária.
Nos últimos anos, a cidade consolidou-se como uma das principais vitrines políticas do grupo liderado por Capitão Nelson e Douglas Ruas. O presidente da Alerj, inclusive, construiu grande parte de sua trajetória política no município e mantém forte influência na região.
Por isso, a realização de um encontro reunindo Eduardo Paes, Washington Quaquá e lideranças do PT no município tem forte simbolismo político. O movimento ocorre em meio às articulações para as eleições de outubro, quando diferentes grupos já começam a ampliar presença em cidades consideradas estratégicas para a sucessão estadual.
Pré-campanha ganha ritmo
Embora o encontro seja apresentado como uma agenda de diálogo e construção de propostas, ele acontece em um momento de intensificação das movimentações políticas no estado.
Eduardo Paes é apontado como um dos principais nomes para disputar o governo estadual, enquanto Douglas Ruas também aparece entre os protagonistas do campo adversário. Nesse contexto, a presença de lideranças petistas e de aliados do prefeito carioca em São Gonçalo reforça a importância que o município terá nas disputas políticas dos próximos meses.





Deixe um comentário