Bebês em incubadoras são retirados às pressas durante incêndio em hospital; vídeo

Fogo na subestação do Hospital César Cals, em Fortaleza, mobiliza bombeiros e força transferência de pacientes

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital César Cals, no Centro de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira, 13. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as chamas não atingiram áreas assistenciais e ninguém ficou ferido. O fogo foi controlado por volta de 11h30.

Retirada de bebês mobiliza equipes e população
Pelo menos três bebês foram retirados do hospital em leitos e incubadoras. Imagens mostram funcionários correndo com os equipamentos e populares ajudando no resgate. Em razão da urgência, os recém-nascidos foram levados provisoriamente para lojas de um shopping popular próximo até a chegada de ambulâncias. Assim que o incêndio foi controlado, os pequenos e os demais pacientes começaram a retornar às dependências do hospital.

Fogo começou na subestação de energia
A Sesa informou que o incêndio teve início na subestação de energia do hospital, localizada na área externa. O Corpo de Bombeiros e a concessionária Enel atuaram rapidamente para conter as chamas. A Enel afirmou que o episódio foi causado por “um defeito interno na rede de energia local”, de responsabilidade da unidade de saúde, e que foi necessário realizar um desligamento emergencial para permitir o trabalho das equipes.

Transferência preventiva de pacientes
O governador Elmano de Freitas determinou que os pacientes fossem transferidos para outras unidades até a normalização completa da estrutura. A secretária de Saúde, Tânia Mara Silva Coelho, informou em coletiva que cerca de 15 pacientes já haviam sido removidos e que outros 40, internados na Unidade de Médio Risco, seriam transportados em comboio.

Segundo ela, a operação é preventiva: “Não existe nenhuma vítima. O incêndio foi na parte externa. Já está totalmente controlado, mas vamos ter que fazer algumas mudanças elétricas no hospital.”

Situação sob controle
A Sesa declarou que a situação está estabilizada e que as causas do incidente serão apuradas. A Enel informou ainda ter enviado geradores e equipes especializadas para reforçar o atendimento emergencial enquanto as autoridades finalizam os trabalhos.

MetaDescrição: Incêndio atinge Hospital César Cals em Fortaleza; bebês são retirados em incubadoras, pacientes transferidos e fogo é controlado sem feridos.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading